Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

06
Jan21

Estrelinha vs sorte


Pedro Azevedo

Tenho lido nos últimos dias diferentes abordagens ao jogo que no pretérito Sábado disputámos com o Braga. Umas com uma análise que me parece excessivamente resultadista, outras pondo a tónica substancialmente na sorte. Com umas e outras não estou de acordo. Eu explico: quem leu a minha crónica sobre o jogo lembrar-se-á que eu acentuei a questão da estrelinha. Porventura, algumas pessoas terão ligado isso à sorte. Ora, se se relembram, eu associei a estrelinha ao destino, não à sorte. Por algum motivo a estrelinha é uma palavra do jargão futebolístico que habitualmente surge acompanhada por uma outra palavra: campeão. Juntamente com o artigo, compõe-se assim a expressão "estrelinha de campeão", o que no meu entendimento logo sugere uma dissociação face à sorte como factor meramente casual ou aleatório. Ora, em condições normais de pressão e temperatura, não há campeões sem mérito, pese embora em alguns momentos decisivos a tal estrelinha possa estar presente. Foi isso aliás que aconteceu ao Sporting nos jogos com o Famalicão e o Farense, em que golos ao cair do pano nos deram a vitória. Associei isso ao destino, como se o guião já estivesse antecipadamente escrito. Porém, isso não quer dizer que esse guião seja definitivo, a prova disso sendo a grosseira interferência externa que resultou na anulação do golo a Coates em Famalicão. Também com B SAD e Braga se sentiu essa estrelinha nos momentos decisivos, mas tal está mais associado ao imenso mérito de Adán do que à sorte no sentido aleatório do termo. Não que o jogo não tenha também uma componente de sorte. Por exemplo, o mesmo Adán pôs-se a jeito quando deixou a bola passar à sua frente após um pontapé de canto. Por sorte pura, ou demérito dos braguistas, a bola não encontrou o fundo das redes. Adicionalmente, a bola no poste não foi golo por escassos centímetros, eventualmente menos até do que a exígua medida que colocou Paulinho em fora de jogo no lance do golo invalidado ao Braga. Será que a uma diferença que não se nota a olho nu se deve creditar mérito? A não ser que alguém esteja na posse de informações que comprovem as extraordinárias competências como geómetras dos centrais leoninos (quiçá discípulos de Lagrange), na minha opinião não. 

A verdade é que nunca procurei na sorte a explicação para qualquer facto da minha vida. Não que não exista algo de aleatório, mas porque na maior parte das vezes aquilo que chamamos de sorte é essencialmente uma combinação de uma preparação adequada com a oportunidade certa. Isso serve para explicar o nosso primeiro golo: se o Pote tem uma percentagem de eficácia de remate superior a 42%, será assim tão de estranhar que à primeira oportunidade marque um golo? Do meu ponto de vista, insólito seria enviar a bola até ao hipódromo do Campo Grande, algo que não surpreenderia num Bolasie, por exemplo. Outro exemplo: a entrada de Matheus trancou o jogo. Isso foi absolutamente perceptível para quem assistiu à partida. Ainda assim poderia ter havido um momento de sorte pura dos braguistas, um ressalto ou algo do género em que o futebol é fértil, que certamente alteraria, do meu ponto de vista injustamente, o entendimento geral da sagacidade demonstrada por Ruben Amorim no momento de promover essa alteração. Mas não foi isso que aconteceu. Pelo contrário, o Matheus, que entrou para equilibrar o jogo (primeira alteração até hoje do modelo de Rúben), acabou por ser um factor de desquilíbrio ao sentenciar a partida após um ressalto de bola no guarda-redes. A tal estrelinha.

Não sou dado a questões extra-sensoriais, mas acredito que quando se trabalha bem se está mais perto do sucesso. Isso, aliado à energia positiva que sinto à volta da nossa equipa, creio que abre um caminho para o sucesso. Os deterministas chamar-lhe-ão o destino. Todavia, há agentes externos que poderão alterar esse destino que se perfigura. A nós caber-nos-á ser competentes em tudo o que dependa de nós, razão pela qual será sempre mais importante a autoconsciência, aprendendo com os erros e corrigindo-os, em vez de, simplisticamente, ignorá-los em função de um resultado final. Essa pelo menos é a minha opinião, não querendo com isto condicionar o direito à mesma por quem pensa de outra forma. Simplesmente, também tenho direito à minha, sem que de tal se possa creditar menos mérito à nossa saborosa vitória. Daí este esclarecimento. 

15 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Siga-nos no Facebook

Castigo Máximo

Comentários recentes

  • Pedro Azevedo

    * o nome

  • Pedro Azevedo

    Obrigado, Hugo.O melhor será mesmo mudar I nine do...

  • Hugo

    O Castigo Máximo é terminal obrigatório após jogo ...

  • Pedro Azevedo

    Olá José, obrigado eu pelo seu feed-back. O Daniel...

  • Jose

    Olá Pedro, obrigado pelas análises com que nos b...